A história do Trautonium, um dos primeiros instrumentos instrumentos musicais electrónicos - surgiu nos anos 20 do século XX. O Trautonium contemporâneo.
sábado, 4 de junho de 2011
Trautonium na E. S. Fernão Mendes Pinto
No dia 30 de Maio de 2011 a comunidade escolar teve oportunidade de experimentar e ouvir o Trautonium - versão contemporânea, em conjunto com outros instrumentos electrónicos. Uma simples "fita" permite ao utilizador percorrer todas as frequências audíveis em menos de um segundo, testando a audição - e por vezes a resistência - de quem passou p'lo auditório do Centro de Recursos. Pedimos desculpa por não terem tido *todos* a oportunidade de explorar o material com vagar, mas apenas existia um Trautonium e importava que regressasse a casa são e salvo, o que felizmente aconteceu.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
O Ruído dos Pássaros
Uma das utilizações mais bem conhecidas do Trautonium foi a produção de ruídos de aves no filme "Pássaros" (Hitchcock, 1963). O Trautonium é um instrumento exótico. Monofónico, foi inventado na década de 1920 por Friedrich Trautwein num laboratório de rádio. O instrumento continuou a ser desenvolvido com a ajuda de Oskar Sala até à morte deste (em 2002).
O instrumento não era tocado com um teclado mas sim com um fio (resistência) que fazia contacto com uma placa metálica, determinando assim a frequência do som produzido. Os movimentos amplos criavam glissandi e os movimentos curtos vibrato. A intensidade (volume) era controlada pela pressão do dedo sobre o fio e a placa.
Os primeiros Trautoniums (cerca de uma centena) foram distribuídos pela Telefunken na primeira metade da década de 1930.
Subscrever:
Mensagens (Atom)